Conceito de Pulsão
- Teca Pereira
- 29 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
“(...)um instinto nos aparecerá como sendo um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático; como representante psíquico dos estímulos que se originam dentro do organismo e alcança a mente, como medida de exigência feito à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua ligação com o corpo”
Freud, S. "Os instintos e suas Vicissitudes" (1915)

No texto “Os Instintos e Suas Vicissitudes” (1915), Freud diferencia a pulsão de um estímulo. Apesar da pulsão ser um “estímulo” sobreposto à mente, nem todos os estímulos sobrepostos à mente são de natureza pulsional. A pulsão é um conceito da psicanálise que liga o corpo com a mente. Não tem como a pulsão alcançar a mente sem passar pelo corpo. Seu objetivo é satisfazer (ou reduzir) a tensão provocada pela alta e constante pressão, ou seja, trata-se de uma tensão corporal que tende para diversos objetos na tentativa de se descarregar, embora nunca seja completamente satisfeita, apenas parcial, pois a fonte da pulsão é constante.
Pulsão de Vida – as pulsões de vida (Eros) abrangem não apenas as pulsões sexuais, mas também as de autopreservação. As pulsões de vida têm um caráter construtivo, uma vez que o seu princípio fundamental é o princípio de ligação, que consiste em instituir unidades cada vez maiores e conservá-las. O princípio da ligação também está ligado à concepção sobre à sexualidade. A demanda dessa pulsão nos leva a buscar o prazer, a criar, a realizar e à conservação da vida.
Pulsão de Morte – contrapõe às pulsões da vida e tende para a redução completa das tensões. Ou seja, tende a reconduzir o sujeito ao estado anorgânico (completude – zerar energia). Freud elaborou o conceito da pulsão de morte ao observar os fenômenos de repetição, levando-o à ideia do caráter regressivo da pulsão. Nesses fenômenos, o aparelho psíquico não apenas descarrega a libido, mas a libido (descarregada) estava relacionada a situações desagradáveis. A demanda dessa pulsão conduz o sujeito a buscar o isolamento, a estagnação e a atos de destruição.
Comentarios